Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

Provações


Culto 04 de Dezembro de 2011
Tema: Provações (Pastor Kembo)

I Pedro 1:6-7 O intuito da provação é nos fazer crescer, aprender. As provações são para que Deus nos ensine e renove nossa fé; bem como o fogo é usado para polir o ouro.

Genesis 22:1-2 Deus leva Abraão à prova envolvendo seu filho Isaque.
Por que o Senhor colocou-o à prova expondo Isaque, que “nada tinha a ver” com a fé do pai? – Deus o pediu em sacrifício pois sabia que seu filho era o que Abraão amava mais do que a si mesmo. Deus nos coloca à prova pedindo o sacrifício de nossos ídolos carnais. Família, amigos, ministério, trabalho, prosperidade, igreja... São coisas que podem estar em primeiro lugar em nossa vida, colocando Deus em segundo lugar – está errado! “Amai ao Senhor sobre todas as coisas...”

Genesis 22:3-4 Abraão levou três dias para encontrar o lugar do holocausto.
Deus nos coloca à prova para desenvolvermos disposição para a Obra. A maioria de nós tem disposição suficiente para lazer e sonhos carnais, mas nem sempre para o ministério, para amar de verdade nossa família, obedecer à Lei ou até pregar o amor de Deus. Se amamos mas não demonstramos, estamos indispostos. A maioria de nós só tem disposição quando para benefício próprio – está errado! Há ainda quem chegue depois do louvor na igreja, sem disposição para adorar ao Senhor, mas sobra disposição para “rebolar” ao ritmo do mundo.
I Coríntios 9:16-17 Paulo diz que quando pregamos por disposição (não por “obrigação” ou “conveniência”), nos é dado galardão.

Genesis 22:7-8 Isaque questiona Abraão sobre a oferta.
Deus nos coloca à prova a fim de nos dar sabedoria. Abraão passou segurança ao seu filho, sabendo o que responder. Não somente em situações familiares, precisamos ser sábios no falar, passando segurança a quem nos acompanha.

Genesis 22:9-12 No momento do sacrifício, Deus o impede e reconhece que Abraão CRIOU temor a Ele.
Deus nos coloca à prova para criarmos temor a Ele. Não é medo; é respeito, é reverência. Podemos ter Deus em primeiro lugar, sermos dispostos para a obra e até ter sabedoria, mas ainda assim precisamos tomar cuidado para temer ao Senhor, reconhecendo Sua autoridade sobre nós.

A provação sobre a vida de Abraão foi com o objetivo de prepará-lo para a obra maior que Deus tinha, para que a profecia se cumprisse e aquele estivesse pronto ao receber a benção. Da mesma forma, somos provados a fim de crescer diante Dele e preparar-nos para o que Ele tem a nos oferecer.

PROVAÇÕES VIRÃO E QUANDO VIEREM, NÃO SERVIRÃO APENAS PARA APRENDIZADO, MAS PARA CRESCIMENTO DA FÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário