Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Os sete passos da queda


Culto 21 de Novembro de 2011
Tema: Os sete passos da queda (Pastor Rodrigo - convidado)

Apocalipse 2:5
Mateus 7:13-14  - Antes de falar a respeito dos passos para cair, é necessário abordar como é o começo do caminho e como passar pela porta (para um novo lugar). Quando a Palavra diz que estreita é a porta, refere-se a abandonar os antigos hábitos, entregar-se totalmente e deixar todas as coisas velhas para trás; passar pela porta, que é Jesus, não é por merecimento antes pela graça. Depois ainda de passar pela porta, precisamos seguir o caminho de Deus, que são poucos os que encontram e conseguem prosseguir.

Mateus 26:33O primeiro passo da queda é a presunção.
Ao ouvir as palavras de Jesus, que escandalizar-se-iam dele seus discípulos; Pedro, presunçosamente declarou que jamais o faria. “Eu? Imagine que cometeria tal pecado!” – Precisamos fixar em nossa mente que apesar de buscando a santidade, somos de natureza humana. O orgulho leva a queda: “sou muito bom”, “não sou tão pecador assim”, “faço tudo corretamente”; quando estivermos assim, precisamos perguntar a Deus quem somos e nos mostrará.

Mateus 26:40O segundo passo da queda é a despreocupação.
Cristo sente falta da pró-atividade espiritual dos discípulos. A igreja está estagnada, resultado disso é o inferno ser símbolo de prazer no mundo. Não pregamos mais a Palavra da Verdade, ou o amor de Cristo que tantas almas carentes pedem. Cadê a mensagem de salvação? Se a igreja não disser para o pecador que o inferno é lugar de juízo eterno, o diabo dirá que é lugar de prazer. Estamos despreocupados, dormindo, pois nos esquecemos que muitos têm partido direto para a perdição. Jesus nos chama a fazer a obra!

João 18:10-11O terceiro passo da queda é a temeridade (agir sem temor a Deus).
Pedro tomou um passo impulsivo de vingança humana. Devemos lembrar que nossa ira não produz a justiça de Deus! Pedro se esqueceu de usar a mesma arma de Cristo, no Gestemani: a oração. Isso acontece conosco quando buscamos a vontade carnal antes da vontade de Deus.

Mateus 26:57-58O quarto passo da queda é seguir Jesus de longe.
“Eu vou à igreja porque tenho uma função (limpar, pregar, tocar etc)” – Isso é seguir Jesus de longe. Quem disse que estar na igreja garante a salvação? Ou que posições nos colocam no céu? A essência para seguir a Jesus de perto, é o auto sacrifício; não é preservação, é entrega; estar no altar como oferta viva; abrir mão de sonhos afim de cumprir a vontade Dele.

João 18:18O quinto passo da queda é seguir as más associações.
É ter descompromisso com Deus, ser hipócrita. Não devemos nos assentar na roda dos escarnecedores! Se estivermos num relacionamento ou sociedade de pessoas que zombam de Deus, devemos sair deste meio. Tomemos cuidado com nossas companhias e suas influências sobre nossas atitudes.

João 18:25O sexto passo da queda é a negação.
Muitos que freqüentam a casa do Senhor, negam a Cristo nas redes sociais e na sociedade.

Marcos 14:70-71O sétimo passo da queda é a blasfêmia.
Pedro estagnou-se e já não sentia temor de negar conhecê-lo ou murmurar contra Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário