Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Tentações

Culto 26 de junho de 2011 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Tema: As três áreas em que satanás busca nos tentar


Mateus 4:1-11 O diabo tenta a Jesus em três áreas; que compõem a personalidade do ser humano:

  1. Vontade: poder de decisão (faço ou não faço);
  2. Mente: inteligência, memória, raciocínio;
  3. Emoções: tristeza, angústia, alegria, etc.

Se uma dessas áreas estiver deficiente, a queda é fácil. “O diabo veio para roubar, matar e destruir” – O que ele rouba, mata e destrói? A nossa personalidade/fé.

---------------------------------------------------------------------------------------------
A prova de que Deus criou o homem com as três áreas:

Genesis 1:26-27 Deus deu domínio sobre os animais, para o homem. Cabia ao homem decidir se o faria ou não; eis a vontade.

Genesis 2:19-20 Deus ordena ao homem que nomeasse os animais. Deu então, memória e inteligência para nomea-los; eis a mente.

Genesis 2:22-25 Deus cria a mulher para companhia do homem. Permitiu o sentimento, amor, carinho; eis as emoções.

---------------------------------------------------------------------------------------------

I. Vontade
Mateus 4:1-4 Satanás tenta Jesus na vontade, buscando induzi-lo a ordenar que as pedras se tornassem pães. Assim como Jesus, nós é que decidimos o que vamos fazer diante das situações de desejos que temos.
Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Há quem abra mão da salvação; pela vontade.

II. Mente
Mateus 4:5-7 Satanás tenta Jesus na mente, buscando na memória, dizendo que estava escrito (...). Ele tentou levar Cristo ao suicídio. Satanás traz à nossa memória situações que nos fazem desanimar e até desistir de viver.

III. Emoções
Mateus 4:8-11 Satanás tenta Jesus na emoção, buscando atiçar o orgulho, ego, a alegria, prometendo dar-lhe riquezas. Satanás procura agir em nossa autoconfiança, prometendo glória e superioridade.

Precisamos cuidar para que nossa vontade, mente e emoções estejam no centro da vontade de Deus; resistindo ao diabo. Nas três vezes que foi tentando, Jesus respondeu a satanás com a Palavra de Deus (“Está escrito...”, “Está escrito...”, “Está escrito...”)

Romanos 12:2 “Renovar a mente, para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”

I João 2:16 A concupiscência da carne (vontade), a concupiscência dos olhos (mente) e a soberba da vida (emoções); são do mundo e não de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário