Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

O que fazer depois de uma traição?

Culto 19 de junho de 2011 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Tema: José e seus irmãos


Genesis 41:37-45 José é declarado pelo Faraó, autoridade maior em todo Egito, subordinando-se apenas ao próprio Faraó.
Genesis 37:5-8 Os irmãos de José o rejeitam por causa de seu sonho; onde reinaria sobre eles.
Genesis 42:1-2, 6-7 Os irmãos de José curvam-se diante dele, como governador, não o reconhecendo. José os vê e então decide que postura ter diante de seus irmãos, que o traíram no passado.

Que posição/atitude ter depois que somos traídos?

Genesis 42:6-9 José recebe seus irmãos, que vêm até ele pedindo alimento; José, lembrando-se também dos sonhos que tivera e vendo-os prostrados diante de si, finge que não os reconhece e os chama de espiões. Ele não os cobrou, nem tocou no assunto. Não devemos guardar ressentimento esperando ‘o dia da vingança’ – quando jogamos na cara das pessoas o que se passou.

Genesis 42:10-13 Os irmãos se defendem; mas José mantém a acusação. Os irmãos começam a contar-lhe sobre sua família, dizendo que um irmão já não existia; o próprio José. Foram sinceros, dando a família como referência. Devemos ter nossa família como referência em tudo – é necessário preservar e cuidar. Saibamos que toda família precisa de amor e que os filhos se espelharão nos pais na formação de seu caráter.

Genesis 42:20-21 José prende dez de seus irmãos, libertando um, para que o trouxesse o irmão mais novo; que era da mesma mãe de José. Presos, os irmãos discutem que é a justiça de Deus sobre a vida deles, pelo que fizeram a José. Precisamos nos arrepender ou teremos as conseqüências de nosso ato pecaminoso:
1. A consciência pesa, a vida fica ‘travada’ e a pessoa com um peso nas costas;
2. A memória dos irmãos foi afetada pela culpa e falta de arrependimento; lembraram-se da angústia de José;
3. Ansiedade pelo que estava por vir.

O tempo não apaga o pecado e nem suaviza a consciência.

Genesis 42:23-24 Ouvindo o que diziam, José se retira e começa a chorar.  Devemos perdoar e prosseguir nessa realidade – sem trazer posteriormente, o passado; sem rancor e retomando o relacionamento normalmente.

Genesis 42:25-28 José deu ordem para que lhes restituíssem os bens; entrega os alimentos com a prata que haviam entregado para pagar pelo mantimento e os irmãos amedrontaram-se pois teriam que retornar para acertar contas; culparam ao Senhor por isso. Estando com a consciência pesada, ansiosos não aguardaram o plano de Deus para suas vidas, antes questionaram. Deus não age trazendo medo; quem está longe do Senhor, não reconhece Seu agir.

Genesis 43:1-2 Persistindo a fome na terra; Jacó ordena seus filhos que retornem ao Egito, para que comprassem mais alimento. Após isso, José identifica-se a seus irmãos e seu pai; cuidando deles naquela terra do Egito. Da mesma forma, e melhor, Jesus faz conosco; a Seu tempo cuida de nós suprindo todas as nossas necessidades. Deus tirou a família de José da terra onde o alimento era escasso, para colocá-los num lugar onde havia fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário