Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

O que esperar do futuro?

Culto 17 de julho de 2011 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Tema: O que esperar do futuro?


Ester 2:1-7, 17 Ester é favorecida pelo rei Assuero/Xerxes, tornando-a rainha, com o apoio do primo Mardoqueu/Mordecai.

Deus levanta Ester como rainha de uma nação, que não o povo de Israel. Por quê? – Para que o povo judeu não fosse eliminado; um posicionamento dela, como rainha, fez com que não mais fossem perseguidos pelo rei Assuero. Lembrando a história de vida de Ester, que era órfã de pai e mãe, criada pelo primo Mardoqueu.

Qual o plano de Deus para nossa vida? Quais experiências temos para usá-las no futuro?

Em todo o livro de Ester, Deus não se apresenta ou fala com Ester ou Mardoqueu, mas usa a história para falar a nós nos dias de hoje.

Ester 3:1-11 A perseguição de Ramã aos judeus, com apoio do Rei Assuero.

Nessa época, Ester já era rainha. Mardoqueu descobre os planos de Ramã e os leva a conhecimento da rainha.

Ester 2:10-11 Ester não revelara sua descendência ao rei, sob orientação do primo, Mardoqueu.

Imagine, o rei jamais escolheria Ester, se soubesse que era judia e o povo estaria condenado pelas mãos de Ramã.

Às vezes nos queixamos da posição que temos, do lugar onde trabalhamos ou onde congregamos, há alguns ainda que se envergonham ou se orgulham demais do título de ‘crente’. Precisamos entender que na verdade, somos filhos de Deus e isso basta. Não pelo que declaramos, mas através de nosso testemunho, que pregamos o amor de Jesus.

Há muitos que chegam nas igrejas se identificando como ministros, líderes, músicos, fazendo sua própria propaganda. Não é isso que devemos declarar, mas viver como filhos de Deus; essa é a semeadura para a vitória.

Ester 4:1-4 Mardoqueu, quando soube sobre Ramã e sua perseguição, começou a clamar, jejuar e orar, juntamente com outros judeus, vestindo pano de saco.

Vestir pano de saco representava a lamentação do povo, por não aceitar a situação em que estavam. - Ao tomar conhecimento, Ester manda roupas para Mardoqueu, que se recusou a interromper seu ‘protesto’. Mardoqueu sabia que se vestir não resolveria o destino que esperava o povo de Israel.

Às vezes achamos que bênçãos substituem o consolo, tirando o sentimento de tristeza; não é assim. Só Deus pode preencher totalmente este vazio, independente de bens materiais. Isso acontece porque estamos com nosso foco em Deus e sabemos que só Ele pode nos consolar.

Ester 4:5 Ester convocou um dos oficiais do rei para que descobrisse a razão da atitude de Mardoqueu.

Aprendemos sobre a comunhão então. Na igreja e em qualquer lugar social, quando conhecemos nosso próximo, sabemos quando há algo errado; pelo comportamento, feição, etc.; tornando possível que o ajudemos. Muitos não sabem lidar com os defeitos dos outros, querendo simultaneamente que todos se adaptem aos seus próprios.

Ester 4:7-11 Mardoqueu pede ao oficial mandado por Ester, que mostrasse o decreto de Ramã, de exterminar os judeus, para que a rainha se posicionasse perante o rei, a fim de impedi-lo. Ester responde que não poderia fazê-lo.

Quando percebemos a necessidade de um irmão, ao oferecer-lhe ajuda, devemos estar preparados para de fato ajudar. Negando ajuda ao nosso próximo, estamos fazendo-o contra Jesus.

Ester 4:12-16 Mardoqueu expõe Ester à realidade, que sendo judia, também estaria sujeita ao decreto. Ester pede ao povo que jejuasse pela sua vida, pois iria ao rei, mesmo com o risco de morrer.

Devemos ter um coração ensinável, dispostos a fazer o bem, custe o que custar. Ester estava desafiando as leis dos homens, pois sabia que por decreto, quem se apresentasse ao rei sem ser convidado, morria a menos que este cedesse o cedro de ouro. Ester não se preocupava com sua posição ou com as conseqüências, posicionou-se como serva de Deus, antes de tudo, pronta para o pior.

No desfecho, o rei cede à presença da rainha Ester, que o conta sobre os planos de Ramã que chegaram ao seu conhecimento. O rei o condena e levanta Mardoqueu para o cargo mais alto, quebrando mais um decreto para que Ester se apresentasse a ele todos os dias.

II Tessalonicenses 1:11-12 Tudo está dentro dos planos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário