Páginas

domingo, 14 de abril de 2013


Culto 14 de abril de 2013 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Tema: Fé


Mateus 14:22-33

Deus cuida de nós emocional, física e espiritualmente.

V. 22 – “Logo a seguir, compeliu/insistiu/ordenou Jesus os discípulos a embarcar (...) enquanto ele despedia as multidões”

Jesus cuidou física e emocionalmente dos discípulos, pois prévio a multiplicação dos pães e peixes, mataram João Batista, que anunciava o nome de Cristo. Para que os discípulos não se amedrontassem ou corressem riscos por andarem com Ele, os ordenou que embarcassem, enquanto Ele mesmo despedia as multidões. Da mesma forma, Deus nos poupa provendo alimento, saciedade e nossa segurança.

V. 23 – “(...) subiu ao monte, a fim de orar sozinho. (...)

Jesus retirou-se para orar para que pudesse descansar e ter um encontro com Deus. Precisamos separar um tempo para descansar e estar íntimos de Deus.

V. 24 a 27 – “(...) E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrorizados (...)”

Jesus, onisciente, sabia que os discípulos ficariam assustados e poderia ter chegado até o barco de outra forma, mas escolheu andar sobre as águas, para manifestar Seu poder em algo sobrenatural para que vissem mais um milagre. Deus age em nossas vidas de forma sobrenatural, quando temos fé Nele. O Senhor te surpreenderá, creia!

V. 28 a 30 – “E Pedro (...) reparando, porém, na força do vento, teve medo (...)”

Pedro, ao ver que Jesus andava sobre as águas, pediu que o levasse da mesma forma até Ele; mas não andava sobre as águas com fé, mas com a emoção de vivenciar um milagre. Precisamos tomar cuidado para não confundir nossas emoções com a Fé. Mas como diferenciamos as emoções carnais da fé? As emoções têm fim, enquanto a fé é contínua e constante.

V. 30 a 33 – “E Pedro (...) teve medo; e, começando a submergir (...)”

Enquanto nossas escolhas são decididas pelas emoções, a dúvida e o medo nos acompanharão. Por outro lado, quem tem fé será acompanhado do Espírito Santo trazendo coragem. Quando Pedro começou a submergir e clamou por socorro, mostrou a Jesus que estava com medo e claramente com dúvidas em relação ao Seu poder; não tinha fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário