Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Culto 10 de março de 2013


Culto 10 de março de 2013 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)


Números 11: 1-9

Deus está com você em todos os momentos, na abundância e principalmente na escassez!
O povo de Israel no deserto foi cuidado por Deus o tempo todo e assim como eles, nós também muitas vezes somos ingratos e murmuramos e duvidamos de Deus.

Números 11: 1-2

Êxodo 15: 24:27

Êxodo 16: 3-4, 11-13

O povo murmura e Deus atende, em Números o povo murmura e Deus manda fogo, por quê? Por dois motivos. Primeiro; como Deus livrara o povo de Israel da escravidão, aceitou a murmuração porque a Lei ainda não havia sido dada a eles. Deus os estava cuidando, somente atendia às murmurações. Segundo; Deus sabia que estava lidando com um povo idólatra e que viveu muito tempo na escravidão; Ele cuidava do povo com carinho e sabia que o coração do povo estava machucado.

Quando o povo murmura Deus manda fogo, isso significa que nos momentos e escassez e dificuldades Deus tem um modo de tratar a mim e a você, porem, depois de um tempo, quando tudo está abrandado, depois que você sentiu o cuidado de Deus é diferente, Deus não aceita mais murmuração. Enxergue tudo o que Deus tem feito por você e pare de murmurar pelo o que você quer que Ele faça e seja grato por tudo o que Ele já fez.

Deus proveu todas as coisas para o povo de Israel e ainda assim reclamaram sentindo falta da comida que tinham no Egito. Deus poderia ter cedido, mas Ele não mima o povo de Israel.

Deus te cuida no momento de escassez, você começa a se curar, começa a caminhar e, se nesse momento você começa a murmurar, pode retardar ou perder a sua benção. Nós queremos que Deus nos trate da mesma maneira que nos tratou quando estávamos machucados, queremos ser mimados por Deus e as vezes O acusamos de nos ter esquecido. Na verdade, fomos nós que nos esquecemos de Deus. Nós que devemos seguir a vontade de Dele e não o contrário.

O povo de Israel deveria se sentir grato por ter sido liberto da escravidão, mas eles só conseguiam pensar na comida que eles tinham no Egito e que agora, no deserto à caminho de Canaã, não tinham mais. Por isso Deus manda fogo no deserto quando o povo murmura, não era momento de serem mimados, era momento de eles caminharem em direção à Canaã e se sustentarem com a provisão que Deus lhes estava mandando. Deus nunca vai deixar faltar nada!

Ao povo que murmurou não foi permitido entrar na terra prometida. Temos que perceber para onde Deus está querendo nos levar, Deus que nos dar crescimento. O alimento que Deus nos dá hoje não é o mesmo que nos deu há três, cinco ou dez anos atrás... Temos que crescer espiritualmente e perceber como Deus lida conosco em cada ocasião, sem murmurar!

Deus sempre vai cuidar, vai suprir, mas o tratamento de Deus nunca é o mesmo: cheguei hoje pra Deus, machucada, desempregada, passando necessidades... Deus vai me cuidar, me curar, me suprir, me abrir uma porta de emprego... Mas se daqui um ano eu me ver desempregada novamente, Deus não vai me tratar do mesmo modo, claro que vai me suprir sempre, mas o tratamento será diferente, cabe a mim buscar viver a vontade de Deus e ser grata por tudo o que Deus me proveu.

Judas 1: 16

Se alguém anda murmurando é melhor parar.
Características de um murmurador: anda descontente (infeliz), desejos impuros (egoísta), cheios de si (soberbos), aduladores (puxa-sacos).

Números 11: 10-15

Moisés conseguiu ser pior do que o povo de Israel, ele aceitou a murmuração do povo de Israel. A murmuração é contagiosa, e a murmuração do povo de Israel contagiou Moisés, e os contagiados ficam piores do que os murmuradores. Moisés reclamou da responsabilidade que Deus colocou sobre ele a ponto de pedir a própria morte, alegando que não foi ele quem criou o povo, que Deus mandou ele tirar o povo do Egito e quer que Deus o mate, porque estava preocupado com ele mesmo, olhando somente para ele mesmo. A queixa de Moisés é muito mais forte do que a do povo. Cuidado!
Se você andar com murmuradores, você pode se tornar um deles e será ainda pior do que aqueles com quem você andava. Por que Moisés pediu a morte? O que tinha ele a ver com as murmurações do povo, já que elas eram para Deus?
É onde vemos que a murmuração é contagiosa, de tanto ver o povo murmurar, Moisés também começou a murmurar a ponto de pedir a morte.

Números 11:23

Deus nunca deixou de cuidar do povo de Israel, a mão de Deus nunca se encurtou sobre o povo de Israel, nem sobre a minha vida, nem sobre a sua vida. Mesmo murmurando a mão de Deus está sobre nós, onde quer que você vá. Perceba que a mão de Deus está sobre a sua vida, que ela nunca encurtou e que nunca vai te abandonar e creia nesse Deus. Pare de murmurar! “Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não”, depois de algum tempo o povo entendeu o cuidado de Deus e parou de murmurar, o povo que foi gerado no deserto entrou em Canaã, mas todo o povo que murmurou não entrou, nem mesmo Moisés entrou na terra prometida.

Não murmure, não perca a sua benção, não deixe de pisar a terra prometida por ser um descontente, egoísta, soberbo e puxa-saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário