Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Nossa postura diante dos problemas


Culto 17 de junho de 2012 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Êxodo 14; 9 – 14
“Nossa Postura diante dos problemas"



Vers. 13: “Aquietai-vos” – Moisés adverte o povo a se calar, a não murmurar diante do problema. Não devemos nos torturar quando nos depararmos com o problema, nos lembrando do passado. Devemos nos calar, confiar em Deus e enfrentar o problema presente. Se vivermos do passado diante do problema presente ficaremos com o coração inquieto. A nossa reação mais comum é olhar para o problema à frente, lembrar do passado (que lhe parecia melhor) e não conseguir se calar. E é aí que está o segredo. Quando começamos a falar, não damos ouvido ao que Deus tem a dizer e quando nos calamos, damos espaço para que o Senhor comece a falar e atuar sobre o problema.

Vers. 15: “Porque Clamais?” – Nem todas as situações são resolvidas apenas com orações, clamores e palavras. Muitas coisas necessitam do nosso empenho, da nossa atitude. É fácil nos acomodar e apenas clamar, não é? Mas o Senhor nos adverte: “Marchem!”. Comece a agir em vez de reclamar.

Vers. 10: “Clamaram Aterrorizados” – O medo nos leva a inquietar e clamar. O medo muitas vezes revela que nós não cremos na promessa de Deus. Que nós não confiamos no Seu poder. Alguns tipos de medo são de Deus, pois são eles que fazem com que nós não nos comportemos de modo a nos colocar em risco, mas não é este medo que está em questão. Esse medo que é referido no versículo é aquele que nos afasta de Deus, pois nos domina e nos mostra incrédulos. Como está a tua fé? Onde está a tua fé? É nesse momento que temos que usá-la. Temos que ter fé e agir, pois “a fé sem obras é morta”. Aja, mas também tenha fé que o Senhor vai te livrar deste problema, que Ele vai te fazer passar por este mar.

Vers. 17: “Endurecerei o coração dos Egípcios” – Muitas vezes mesmo aplicando o que foi descrito, o problema parece insistir, piorar. Mas Deus continua dizendo “Marche!”. Só Ele sabe de todas as coisas e tem o controle de tudo. E com certeza tem um propósito para isso. Deus pode permitir que o problema persista e avance, para que você seja obrigado a se mover. Procure perceber se seu problema insiste para que sua vitória seja triunfal, ou se é simplesmente porque está acomodado.

Ver. 22: “E eles passaram sobre o chão seco” – Deus não abre o mar simplesmente. Ele também seca o chão, para que você não escorregue durante sua caminhada. Pode chamar isso de “milagre dentro de milagre”. Deus te livrará por completo. Não deixará seus pés vacilarem até que sua vitória seja completa e até a eternidade. Só depende de você. Marche, tenha fé e quando Ele abrir o mar, continue marchando.

Ver. 25: “E tiveram dificuldade de andar”- Se você cumpriu todas as determinações que o Senhor te passou, você passará à seco, mas seu problema escorregará, tropeçará e ficará para trás.

Ver. 29: “E as águas formaram muros à direita e à esquerda” – Os muros servem para proteger as casas. Quando Deus te livrar do seu problema, Ele fará com que você esteja 100% seguro.

Fim: Procure avaliar suas posturas diante dos problemas.
Deus nos separou um caminho; um caminho que apenas nós poderemos passar.
Passaremos entre o mar, com o chão totalmente seco e com muros ao nosso redor.
Esse caminho é alcançado através de fé.
Não murmure. Fique quieto, creia e marche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário