Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Não podemos esconder pecados de Deus


Culto 26 de fevereiro de 2012 – Igreja Renovo da Vitória
(Pastor Kembo)
Tema: Não podemos esconder pecados de Deus


II Samuel 11:1-5

Deus nos fez diferentes uns dos outros; com qualidades e pensamentos divergentes. Mesmo assim, quando queremos encobrir algum pecado, temos as mesmas atitudes, no geral.

II Samuel 11:6-7

Davi perde a noção da autoridade que tinha como rei, passando por cima da autoridade de Joabe. Isso apenas para agradar Urias. Quando pecamos, perdemos a razão e ainda passamos a trabalhar com a lei da compensação – tentando amenizar as consequências que estão por vir.

Romanos 1:21 O pecado endurece o coração e danifica o raciocínio

Muitas pessoas usam sua posição social para justificar-se e mais, para desfazer-se de qualquer cobrança alheia: “Eu sou, posso fazer e não é da conta de ninguém”.

II Samuel 11:8-11 Davi sabia da gravidez de Bate-seba e mandou o marido se deitar com ela, a fim de tentar encobrir o adultério

Urias reconhece a autoridade de Joabe e repreende a Davi; optou por cumprir seu dever. Davi não ouviu o que queria, mas sim o que precisava. Quando pecamos, queremos ter um ‘plano’ para justificar ou esconder nosso erro.

II Samuel 11:12-13 Davi não desistiu de encobrir o pecado e embebeda Urias; que mesmo assim não retorna a sua casa

Quem mantém o orgulho por causa do erro, não vê mais o que é certo ou errado; o ego torna-se maior que a verdade. Davi não queria pedir perdão ou confessar seu pecado; e não desistiu de encobri-lo.

Aqui temos ainda outra lição com Urias; ele bebeu, mas assumiu a responsabilidade que tinha diante do rei e seu comandante. Para quem bebe: seja responsável com seus afazeres, trabalho e família, ciente de que foi sua escolha beber.

Chega um momento onde temos que mudar e sair do erro, assumindo a culpa e pedindo perdão a Deus e aos envolvidos em nosso pecado. Davi não desistiu e por fim matou Urias; teve correção de Deus mais tarde, por intermédio de Natã.

Sabemos que estamos errados, ouvimos a verdade e nem sempre temos coragem para mudar. Precisamos aprender a assumir nossa culpa e ter novas atitudes.

II Samuel 11:17-18 Urias morre na guerra, junto com alguns do povo

Davi sacrificou homens para o único fim de ver Urias morto, tentando aliviar a culpa. Acreditava que seu “problema” tinha acabado, mas sofreu as consequências de seu pecado juntamente com todo o seu reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário